quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dicas de Samuel Passos

Boa tarde,

Sou o Samuel Passos. Peço desculpa só responder a esta hora, tinha informado o André que responderia às dúvidas da parte da manhã, tal não foi possível.

Visto que as actividades dos escuteiros têm um orçamento reduzido para realização de actividades, eu acho que a melhor opção é apanhar o avião da easyjet ( http://www.easyjet.com/asp/PT/Reservar/index.asp?lang=pt) partida de Lisboa para Genéve (Genebra-Suiça). Esta página da Internet, tem a particularidade de se poder alugar um veiculo, pois fazem parceria com a empresa Europcar, que no acto da reserva dos bilhetes de avião, aparece mais para o fim a opção e a escolha de vários veículos da empresa Europcar.
Faço sempre assim todos os anos quando me desloco a qualquer montanha nos Alpes.
Como é óbvio, deverão alugar uma carrinha para as patrulhas/equipas.
Mas atenção, a reserva dos bilhetes de avião e a reserva de carrinhas são feitas através de cartão de crédito pela página da internet e no acto do levantamento da(s) viatura(s) no aeroporto de Genéve, a pessoa que pagou com o cartão de crédito deverá ser a mesma que terá que levantar a(s) viatura(s). É necessário escolher a pessoa que de certeza pode ir à actividade, se não correm o risco de não poderem levantar a(s) viatura(s).
Dentro da bagagem de mão que vos acompanha durante o voo, não poderão levar material de higiene, mais precisamente as embalagens de gel de banho e shampô e a célebre faca de mato ou o canivete suíço, pois ficará retido nas máquinas de raio x dos funcionários da segurança aeroportuária .
Eu costumo colocar o gel de banho,shampô, e o detergente para a lavagem da loiça tudo em pequenos frascos para não ocuparem muito volume e peso na mala que vai no porão do avião bem como o canivete suiço. Tenham atenção ao peso da mochila que vai no porão do avião e na mochila que vai convosco no avião. O limite de pesos das mochilas podem consultar durante a reserva de bilhetes na página da internet da easyjet. No fim de arrumarem tudo na mochila que vai no porão verifiquem o peso para não exceder o limite e tenham atenção também ao tamanho da mochila de mão não pode ser grande o ideal será uma mochila de 20 a 30 litros.
Muito importante: Não levem de Portugal as bilhas de gás comprem todas na Suiça. A pressão das bilhas de gás dentro do avião fariam provocar um acidente dentro avião.

Quando chegarem ao aeroporto de Genebra (Suiça), e finalizarem o processo de recolha da bagagem que vinha no porão do avião, vão em direcção à Europcar. A Europcar fica ao vosso lado direito quando se sai da zona de recolha de bagagens e caminham durante uns 50 metros, têm que passar por duas casas de banho primeiro dos homens e depois das mulheres. Depois das casas de banho das mulheres não virem logo na primeira à direita pois vão parar a uma zona de lojas é na segunda à direita e o balcão da Europcar fica a um canto.
Nessa mesma zona ao vosso lado esquerdo de quem está de frente para o balcão têm a saída e nessa mesma saída existe um autocarro de 5 em 5 minutos que faz a viagem para uma garagem onde estão parqueadas as viaturas das empresas de aluguer.

Era bom que um de vós leva-se um gps com mapas de estradas europeu para colocarem no carro alugado, para não perderem tempo com mapas durante a viagem até Kandersteg. Tirem as coordenadas no google earth e verifiquem em Portugal se as coordenadas batem certo com o local que pretendem ir para não correrem o risco de irem parar a outro sitio. Também é importante tirarem as coordenadas à saída da garagem onde tinham a(s) viatura(s) parqueadas para no regresso não se perderem na cidade de Genebra.
Também a titulo de curiosidade se quiserem tirar as coordenadas do vale de Grindelwald no google earth, façam-no, existe um pequeno museu alpino sobre a região e nesse mesmo sitio em termos do mundo do alpinismo é onde está localizada a famosa face norte do Eiger, montanha essa bastante badalada por ser uma face de difícil escalada que tantas mortes já provocaram e o primeiro a conseguir escala-la com sucesso foi o Heinrich Harrer o famoso alpinista representado pelo actor Brad Pritt no filme Sete Anos no Tibete.

Se pretendem fazer alpinismo (ascensão a algum cume), aconselho-vos vivamente a terem prática em progressão em Alta Montanha ( montanhas acima de 3000 metros) em que devem dominar a progressão em glaciares, encordamento em glaciares, auto-resgate em crevasses (fendas dos glaciares) utilizando a manobra de desmultiplicação de forças , auto-detenção com piolet em casa de queda numa pendente inclinada de neve ou gelo, saberem manusear o piolet, saberem andar com os crampons na neve e no gelo, saberem também abrigar-se em caso de emergência resultante da mudança repentina do estado do tempo que é bastante característico do ambiente de alta montanha.

Pois estes locais são propensos a acidentes resultantes da falta de experiência. É pois sensato verificar se reúnem estas condições. Também poderão pesquisar na internet por guias de alta montanha naquela região e contratarem-no, pois são certamente pessoas credenciadas para vos guiar em alguma ascensão a um cume com toda a segurança.

Se forem fazer uma ascensão a um cume de uma montanha com neve (alpinismo) com o auxilio de um guia de alta montanha. A meu ver se não têm experiência é o melhor que têm a fazer e se assim for o material que devem levar por pessoa durante a ascensão é o seguinte :

Capacete de Escalada/Alpinismo.
Frontal (Mais pilhas suplentes).
Óculos de Montanha, muito importante ninguém se pode esquecer.
Passa - Montanhas.

1 T-Shirt Térmica.
1 Polar.
1 Impermeável ( Atenção não são os famosos ponchos azuis do C.N.E. , são os casacos impermeáveis.
1 Par de Luvas Polares de 1ª Camada.
1 Par de Luvas Impermeáveis de 2ª Camada.
1 Par de Calças de Alpinismo. ( Poderão também levar por baixo deste par de calças de alpinismo outro par de calças que se chamam calças polares de 1ª camada, para quem for mais friorento).
Meias de Alpinismo.
Botas de Alpinismo.
Polainas. (Têm que ficar um ou dois dedos abaixo do joelho de quem as vai usar)
Crampons. (Convém experimentar em Portugal e como são reguláveis é bom saber qual a medida a utilizar para não perderem tempo no local)
1 Piolet.(existem vários tamanhos, de acordo com o tamanho do elemento que o vai usar)
1 Arnês (existem vários tamanhos, convêm testar em Portugal antes de chegarem ao local, para não perderem tempo ou verificarem que não serve.)
1 Mosquetão de segurança, para amarrarem o nó de encordamento ao mosquetão que por sua vez está posto no anel do arnês.
1 Corda Simples de 50 Metros de Alpinismo (com a particularidade de ser impermeável, para não ficar muito pesada quando começar a ficar molhada por causa da neve/gelo) por 3 pessoas.
Cantil ou Camel Bag.
Mochila de Ataque (entre 35 a 45 Litros) é importante irem rápidos e ligeiros numa ascensão.
Barras energéticas.
Estojo de Primeiros - Socorros de Montanha (se acontecer alguma coisa o guia de alta montanha geralmente não gasta do seu mas sim do "cliente")
Protector Solar sem falta. Muito importante em montanha porque o Sol queima muito mais que num dia inteiro de praia.

Por uma questão de segurança era bom que por 3 elementos, um de vós levasse um chá e um fogão pequeno para que em caso de emergência exista uma bebida quente enquanto se espera por socorro, para a vítima não entrar em hipotermia.
Em termos de alimentação quando se está em montanha, eu como pacotes de frutos secos à venda nos hipermercados, sopas instantâneas, massas instantâneas, barras energéticas. Tenham muita atenção, bebam muita água pois a desidratação na montanha é muito perigoso.

Os chamados raid´s no contexto do Escutismo,adquirem outra designação e denominam-se Marchas de Montanha. Se querem fazer caminhadas em montanha (marchas de montanha), o material que devem usar é o que eu descrevi anteriormente e não é preciso levar:
piolet.
crampons.
capacete.
corda.
arnês.

Estas marchas de montanha já têm o percurso marcado e equivalem ao Pedestrianismo em Portugal, em França Randonnée, ou seja são percursos que estão marcados com setas a indicar para onde têm que virar ou o caminho a evitar, os pontos de interesse, sabe-se a distância do percurso, a duração do percurso. Geralmente estes percursos estão descritos em panfletos e que possivelmente o parque de Kandersteg deve ter na recepção, para que as pessoas possam visitar.
Aconselho a arranjar uma mapa da região, para que no caso façam a marcha de montanha, não se percam e uma bússola.

Em termos de preparação física, o que eu faço sempre é estar sempre em forma durante o ano inteiro, fazendo ginásio 3 vezes por semana na modalidade de cardio para ganhar resistência. Quando se aproxima uma ascensão nos Alpes, intensifico o treino.
Para treinar as técnicas invernais de montanhismo/alpinismo, vou bastantes vezes para a Serra da Estrela no Inverno.
Mas faz 12 anos este ano, que faço montanhismo/alpinismo e o ano passado escalei o Mont Blanc em França 4810 Metros.

Talvez estes sites também vos sejam úteis:
http://www.kandersteg.ch/english/ort/index.html
http://www.bivaque.com
http://www.decathlon.pt/PT/



Com os melhores cumprimentos,
Samuel Passos

1 comentário: